Variante do Covid-19 já está em Ouvidor

        O vírus SARS-CoV-2 agente causador da doença COVID-19 sofre mutações, assim como qualquer outro vírus. Desta forma, considerando a presença de novas variantes de atenção (variant of concern – VOC) no Brasil e para avaliar a caracterização genômica desse vírus, amostras são aleatoriamente escolhidas e enviadas para esse sequenciamento genômico.
        Um de nossos casos positivos de COVID-19 teve sua amostra selecionada e confirmada a presença da variante P.1 proveniente da linhagem B.1.1.28, identificada inicialmente em Manaus-AM em que houve um rápido aumento de casos e óbitos pela doença COVID-19 a partir do mês de dezembro de 2020, há a hipótese de que isso esteja relacionado com uma maior infectividade dessa VOC.
        Por meio deste informativo alertamos as pessoas para e reforço das medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, como utilização correta da máscara de proteção, etiqueta respiratória e higiene das mãos com maior frequência, reforço na limpeza e desinfecção dos ambientes, evitar aglomerações de pessoas e manter distanciamento físico e se apresentar sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, tosse, coriza, distúrbios olfativos e gustativos ou gastrointestinais, deve procurar os serviços de saúde para avaliação clínica, fazer exames e realizar isolamento conforme orientação da equipe de saúde assistente, para o paciente sintomático bem como seus contatos.
        Não se esqueça: um exame negativo não descarta um caso de COVID-19, por isso procure orientações corretas com nossos profissionais de saúde:
  • NVE (Núcleo de Vigilância Epidemiológica: 3478-1287
  • UBS Nelo Egídio Balestra: 3478-1336
  • UBS José Eliseu: 3478-1624
  • Hospital Municipal Santo Antônio: 3478-1164