COVID-19: SECRETARIA DE SAÚDE ABRE PRÉ-CADASTRO PARA VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES EM OUVIDOR DE 18 A 59 ANOS

        A Secretaria Municipal de Saúde abriu um pré-cadastro para receber informações de pessoas com comorbidades que devem ser imunizadas contra a Covid-19 , que ocorrerá durante essa próxima semana a partir de segunda-feira (03) de maio até o dia ( 07) nas UBSF Nelo Egídio Balestra e UBSF José Eliseu para o cadastramento.

        A Secretária Municipal de Saúde Suzana Gomes ressalta que o pré-cadastro para pessoas com comorbidade é critério indispensável para a vacinação.
‘’O desejo é de facilitar o mapeamento do público-alvo e dá transparência nas ações de imunização.
        O pré-cadastro permite uma economia de até 90% no tempo do atendimento de cada pessoa apta a se vacinar’’.

        Para ser vacinado será necessário, além de realizar cadastro, reunir documentos para comprovar a condição (exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica) e ficar atento ao calendário de vacinação, que acontecerá em 2 fases, seguindo orientação do Ministério da Saúde, e conforme a disponibilização de vacinas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 
✅ Na fase I, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:
↪️ Pessoas com Síndrome de Down
↪️ Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)
↪️ Gestantes e puérperas com comorbidades
↪️ Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
↪️ Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
 
✅ Na fase II, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
↪️ Pessoas com comorbidades;
↪️ Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC);
↪️ Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.
 
🚩 As pessoas com comorbidades com 60 anos ou mais já estão contempladas na priorização por faixa etária. Já o público incluído como prioritário para vacinação contra a Covid-19 neste grupo, são os indivíduos que se enquadram em uma ou mais condições de saúde, consideradas para a imunização, que são aquelas incluídas na lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.