Prefeitura de Ouvidor realiza campanha nas empresas parceiras sobre o mês do Janeiro Branco e Janeiro Roxo, duas campanhas muito importantes. Publicado em: 24/01/2024

A prefeitura municipal de Ouvidor, através da secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (23) a campanha do janeiro branco e janeiro roxo, com palestra na empresa MunCKMaq.

O janeiro branco trata sobre a importância da saúde mental para uma vida saudável. Cuidar da mente, saber identificar nossas emoções e além disso, lembrar que não estamos sozinhos. Ministraram a palestra sobre o janeiro branco as psicólogas, Kályta, da UBS José Eliseu da Silva e Alice Castro, UBS Nelo Egídio
Janeiro roxo aborda sobre a prevenção à hanseníase, uma doença infecciosa crônica que embora afete a pele, é considerada uma doença sistêmica, pois envolve diferentes manifestações clínicas. O tratamento existe e a cura também, sendo essencial o diagnóstico precoce para prevenção de complicações nervosas ou deformidades físicas, a enfermeira Priscila Vieira foi a responsável pela palestra janeiro roxo.
A equipe de segurança do trabalho da empresa MunCKMsq, Técnicas de segurança do trabalho, Lorrane Vaz Soares e Karen Cristina, agradeceram toda equipe da secretaria de Saúde pela parceria.
" O objetivo é mostrar a importância do diálogo, da conscientização e do acolhimento das pessoas diagnosticadas com hanseníase e para o cuidado com a saúde mental. Assim, a campanha é essencial para derrubar as barreiras do preconceito, levando conhecimento à toda a população ouvidorense" disse Suzana Gomes, secretária de saúde de Ouvidor.
A campanha Janeiro Branco e Roxo vem reforçar a importância dos cuidados com a Saúde Mental e a Hanseníase.
Não deixe esses cuidados passarem despercebidos. Se precisar procure as Unidades de Saúde da Família (USF) que estão prontas para atender, disse a coordenadora da atenção básica Geane Vaz.