Sem um fundador, Ouvidor foi tendo de base em sua história vários sobrenomes de famílias que se tornaram tradicionais ao longo do tempo, já que essas mesmas famílias formaram o município. Hoje em dia é fácil encontrar na cidade descendentes desses sobrenomes que foram originados de famílias provenientes em grande maioria da zona rural de Ouvidor. São alguns deles (sobrenomes) : Evangelista, Torquato, Goulart, Ribeiro, Teodoro, Ramos, Fonseca, Galdino, Nascimento, Ferreira, Mendes, Silvano, Pereira, Rodovalho, entre outros. Famílias que fizeram e ainda fazem a história da cidade.



O Primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador do Estado foi o Sr. Idalício da Silva, que governou de 1 de janeiro de 1954 a 4 de março de 1955.

O Primeiro Prefeito eleito pelo povo, foi o Sr. Hélio Ferreira Goulart que administrou o município no período de 5 de março de 1955 a 31 de janeiro de 1959.

Subdivisões

O município consiste dos bairros Centro, Setor JK, Vila Nova, Setor Aeroporto e Conjunto Amilton Manoel.Existem ainda as comunidades rurais Paraíso, Paraíso de Baixo, Paraíso do Meio, Paraíso de Cima, Fazenda da Mata, Boa Vista, Córrego Fundo, Coruja, Salto da Colher, São Miguel, Grotão, Grotinha, Matinha, Água Limpa, Serrinha, Cedro, Ressacão, Barreiro, Perobas, Botafogo, Fazenda dos Cláudios e Chapadão (fazenda onde se localiza a Mineração, empresa do grupo Anglo American).

Geografia

Sua população segundo o Censo/IBGE 2010 é de 5.467 habitantes, sendo a única cidade da região a ter um crescimento expressivo, pois sua população teve um crescimento de aproximadamente mil e duzentos habitantes, quando relacionado com o último recenseamento . No Censo realizado no ano de 2000, Ouvidor foi classificado com uma população de 4.271 habitantes, e, no último recenseamento, Ouvidor é classificado com 5.467 habitantes, um crescimento de 26%. Já cidades vizinhas tiveram população reduzida, diferentemente de Ouvidor, segundo fonte do IBGE. Além disso, está situado na Microrregião de Catalão. Sendo cerca de setenta por cento concentrada na zona urbana. e formada por diversos grupos étnicos, predominando os brancos. Porém existe um grande número de mestiços e representantes negros, principalmente os que vieram em busca de trabalho na estrada de ferro, e seus descendentes. De alguns anos para cá começaram a fazer parte também desses grupos étnicos, alguns representantes orientais, em número bastante reduzido.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvidor_(Goi%C3%A1s)