No geral a economia de Ouvidor é fortemente dependente da indústria, destacando-se como principais plantas as das minero-químicas Copebrás e Vale S.A. e a alimentícia Sakura Nakaya. O produto interno bruto de 2004 foi de pouco mais de 84 milhões de reais (em valores da época), apresentando a seguinte divisão por setores produtivos: 7,5% no setor primário, 72,3% no setor secundário e 20,2% no setor terciário. No mesmo ano, o PIB per capita foi de 18.505 Reais.


 
Anglo American - Ouvidor Goiás


A criação de animais é uma atividade econômica importante para o município. O gado bovino exerce grande influência na vida das pessoas do município, pois, a grande maioria da população ainda depende de algum rendimento originário do criatório de bovinos de leite e de corte. Ultimamente vem se intensificando o melhoramento dos rebanhos, com vistas ao aumento da produção de leite (vacas "girolandas" de alta lactação e algumas "holandesas"). Para a produção de carne de boa qualidade, já se verifica um grande avanço na criação da raça "nelore" e o sistema de confinamento.

As principais atividades agrícolas do nosso município são o alho, maracujá, arroz, milho, feijão, mandioca, café, soja e o cultivo de plantas olericolas.

Em 2005 a produção agropecuária do município foi a seguinte:

ProdutoProdução
Bovinos - 25.000 cabeças
Galinhas 6.300 cabeças
Galos 14.000 cabeças
Vacas 3.800 cabeças
Leite 4.900 mil litros
Cana-de-açúcar 2.800 toneladas
Mandioca 1.050 toneladas
Milho 1.500 toneladas
Soja 1.200 toneladas
Tomate 2.250 toneladas
Principais produtos agropecuários de Catalão IBGE em 2005.


Existem vários tipos de minérios no solo e subsolo do município, porém os que sobressaem são o fosfato e o nióbio, explorados inclusive para exportação. Foi constatado, inclusive, a existência de outros minérios como o titânio e vermiculita.

No município existem algumas indústrias, tais como: As mineradoras, a indústria de laticínios, a cerâmica, panificação, beneficiamento de cerais, alho e mandioca, etc. Outra importante indústria instalada no município é a Sakura - Nakala Alimentos Ltda. A Mineração Catalão de Goiás (MCG), atual Anglo American, iniciou suas atividades de usinagem do nióbio no município, a partir de junho de 1976. Sua produção é totalmente exportada para países como Japão, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.

A COPEBRÁS produz fosfato natural desde agosto de 1978 pela antiga FOSFAGO. Seu produto é destinado à Cubatão-SP, para fabricação de NPK e ácido fosfórico, por outras empresas do Grupo ANBRAS. A Vale S.A., antiga "Ultrafertil" e "Goiásfertil", iniciou a produção de fosfato em caráter industrial, a partir de novembro de 1982. Seu produto serve de matéria-prima para as fábricas de fertilizantes do próprio grupo.


Fonte: Wikipedia